terça-feira, 27 de agosto de 2013

O Município de Santa Maria - Representando Espaços

BlogQuest: Trabalhando com Mapas

Introdução

            Saber se localizar no espaço é muito importante, pois garante o ir e vir a qualquer lugar. A localização no mapa permite compreender o espaço e suas dimensões.
               Para entendermos melhor a localização do lugar onde moramos, vamos iniciar nossa atividade com um passeio virtual para conhecermos melhor o bairro da Escola (ruas que formam a quadra da Escola), os caminhos que percorrem até chegar na Escola, procurando identificar aspectos relevantes do local.

Tarefas
As tarefas de vocês serão as seguintes:
1º)  Assistir uma animação (click no link nos Recursos) para que vocês saibam o que é uma imagem de satélite e como são utilizadas para fazer mapas.

2º) Agora a tarefa de você é: Encontrar a localização da Escola (ruas que formam a quadra da Escola) no Google Maps. 

3º) Ainda no Google Maps, percorra o trajeto que você faz de casa até chegar na Escola.

Processo

Passo 1: Abra o programa Google Maps e convide a turma a buscar uma imagem da Escola. Siga o seguinte procedimento: click no botão "Mostrar a barra lateral" e em "Voar para". Digite "Brasil", espere a imagem "voar" até o país. Introduza o nome da cidade e oriente os estudantes a aproximar a imagem até o objetivo. Pergunte aos aluno o que estão vendo. É a mesma visão que temos ao caminhar pelas ruas? Leve-os a perceber que imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical.

Passo 2: Usando o navegador do Google Maps, faça um passeio ao redor da Escola. O que você vê?

Passo 3:  Vamos explorar os mapas! Agora, para que vocês consigam se orientar geograficamente, deverão percorrer o trajeto que fazem de casa até a escola. Procure responder questões como: Em que direção você se desloca para ir da sua casa até a escola? Qual é a posição geográfica da escola em relação ao bairro ou à cidade?

Google Maps

Jogo: Daqui pra lá. de lá pra cá


Neste jogo, os alunos vão colocar em prática conhecimentos geométricos de orientação espacial. Para ajudar o personagem a cumprir os trajetos propostos, será preciso indicar a direção que ele deve seguir pelas ruas da cidade.

Avaliação
Verifique se os alunos compreenderam as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar num mapa virtual. Analise o itinerário feito pelos alunos e confira as informações contidas em cada um.

Conclusão
       Com esta BlogQuest pode-se concluir que: podemos usar as tecnologias virtuais para mostrar às crianças que cada um ocupa um espaço dentro do planeta Terra.
          Assim sendo, o maior diferencial dos mapas virtuais é a interatividade. Além de livre escolha de local, escala e tema (vegetação, fronteiras políticas ou malha de transporte, por exemplo), o usuário ainda tem mobilidade de observação - pode ir para cima e para baixo, para a direita e para a esquerda e até rotacionar as imagens.

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